Terça-feira, Agosto 04, 2009

Procuram-se mulheres para entrada imediata na política caseira

Se alguma coisa me parece errada (embora perceba a bondade e o sentido que estiveram na sua base) é esta história de quota das mulheres. Ou seja, a obrigação de uma lista autárquica ter mulheres nos primeiros lugares. Não por mérito da pessoa mas sim pelo facto de ser mulher. Claro que esta "obrigação" em geral dá para o torto, como nos mostram acontecimentos recentes. Uma mulher pode, por via desta treta das quotas, ocupar lugares para os quais não tem idêntica capacidade que alguns homens. No entanto, passa à frente, tem prioridade. Para mim, na política, existem pessoas, tão só, pouco me importa se são homens ou mulheres. Quero é que os políticos (homens, mulheres) sejam íntegros e competentes. E isso não se consegue por via da obrigatoriedade das quotas.
Imagino a dificuldade que os cabeças de lista têm para encontrar "a mulher" certa. Como são raras nos partidos (afastadas por anos de cultura machista), têm que ser "pescadas" à linha. Em geral, não é uma decisão natural ("esta porque é competente") mas sim uma obrigação: "temos que arranjar uma!". A coisa é demorada: Que mulher? Se ela não se impôs naturalmente como opção válida, independentemente do sexo, por que é escolhida?? E é assim que surgem figuras de terceiro ou quarto plano que se não fora o facto de serem mulheres não teriam qualquer destaque público. Assim: precisa-se mulher para cumprir as quotas! Vamos ver quais são as mulheres que mercê das quotas ascendem ao poder. Repare-se: Marília e Maria do Carmo não necessitaram de qualquer lei da paridade para desempenharem os lugares que ocuparam.
Há grandes mulheres na Guarda, com carreiras reconhecidas. Mas palpita-me que não serão essas as escolhidas. Essas podiam fazer sombra aos... homens das listas.
Valorizemos o mérito (que não vive do artificialismo das quotas). Oxalá, nas próximas eleições, olhemos para as listas e achemos a sua constituição como absolutamente normal.

Também as quotas da "juventude" me enervam. O facto de se ter pouca idade dá direito a entrada imediata nos círculos do poder? É por esta e por outras que alguns jovens nunca chegam a ter uma verdadeira profissão. Vão directamente das juventudes partidárias para o poder: assessores, conselheiros, vereadores.

27 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Tomemos como exemplo os ganhadores do passado...
Arranjem uma mulher - viu-se o resultado!
Arranjem um jovem - viu-se o resultado não tinha curso e depois deixou ficar mal quem não tinha culpa.

Já p não falar do resto...

As pessoas com valor são afastadas dos partidos. As que têm capacidades e opinião, mas que no futuro possam fazer frente aos «idiotas» que dominam os partidos são arrumadas.
HOje li uma coisa acertada do Isaltino Morais dizia que no tempo dele «existia uma secção onde engenheiro e doutor nunca entravam» pois...

Percebo-o bem...Um rasgo de verdade numa vida de mentiras.
Na Guarda também acontece isso! Basta olhar para a bancada parlamentar do PS!

Os elementos da bancada parlamentar do PSD dizem que «têm pena» e nem atacam...

Quando vejo apenas familiares de dirigentes em listas fico preocupado. Temos que dizer que Valente foi o único que trouxe pessoas diferentes e de qualidade (exceptuando as quotas das senhoras e da juventude).

São pessoas diferentes e a lista (tirando um caso grave) tinha pessoas com formação de qualidade. Eu gostei da lista, votei PS. Mas os resultados não me satisfizeram!

Daniel Rocha disse...

Caro Américo:

Concordo com o que dizes e, tenho a certeza, não quererás generalizar a questão da idade. A competência das pessoas não se mede pela idade que têm. Agora a questão é saber se os "jovens" que vão ocupar esses lugares a que te referes são ou não competentes. Concordo plenamente contigo quando dizes que a juventude "per si" não deve ser um cartão de entrada na política, mas há jovens que são mais competentes e capazes do que muitas carcaças que se arrastam há longos anos na nossa "polis" nacional.
Lembro-te (bem sei que não seria necessário!) o nosso amigo Manuel Poppeum, que é já um ancião, mas um exemplo inegável de tremenda lucidez.
Digo-te mesmo e perdoem-me o pecado da inveja: invejo a jovialidade de ideias que ele carrega.
Um abraço,
Daniel Rocha

Tatiana Guedes da Fonseca disse...

Lá chegará o tempo, meus amigos, em que serão criadas quotas para os competentes. Assim: por cada dois incompetentes, um competente.
Então é que vai ser difícil formar listas...

Américo Rodrigues disse...

Daniel:
Concordo inteiramente contigo. E, claro, nestas questões não se pode generalizar sob pena de estarmos a ser injustos.

Anónimo disse...

É verdade que esta história das quotas se tornou uma forma de descriminação na qual poucos se revêm.
Mas, por ouro lado, também é verdade que há, nesta sociedade machista, mulhere que se não forem impostas nunca chegam a ter a oportunidade de ser valorizadas.
E ainda há que afirmar que em sociedade e culutras caraterizadas pelo poder no masculino exitem nítidas preferências por homens incompetentes em vez de mulheres reconhecidamente competentes.

Infelizmente a nossa história é rica em situações destas e não se resumem a problemeas partidários...

Anónimo disse...

valente é capaz de ir pescar desta vez ao PSD à enturage de Carlos Andrade de 1997

Anónimo disse...

Quem ousa apontar nomes de mulheres da Guarda com sabedoria e credibilidade para Deputado ou Vereador?

Anónimo disse...

Se os peixes que pescar forem como os da última safra: Quotas das senhoras e da Juventude e se juntar o histórico: è só Aixigã!

para quando os competentes!



Pessoas com formação média e superior dentro da normalidade! Custa muito?

Anónimo disse...

As listas são tão más tão más que como cidadão da cidade e distrito só já gostava de contar com gente vocacionada para a mudança e trabalho efectivo. As qualificações relega-las-ia para segundo plano.
Pois gente sem provas dadas e apenas com vontade de um lugar priveligeado e bem remunerado a conta de pagamento de favores politicos, dispenso.

Anónimo disse...

Desculpem mas nunca vi umas listas assim!

Assembleia da república: PS e PSD pior era dificil, representam o que há de pior na Guarda...


Nao sei! Gostam de ser maltratados na praça pública. ir numa lista destas é masuquismo puro.

Se a lista da Assembleia Municipal do PS for identica à última lista é um escandalo!

Vai ser a gota que faz transbordar o copo! Constou-me que uns certos finórios do PS já não aceitaram «dar o nome» para a lista da Assembleia Municipal do PS na Guarda, será verdade?


Aguardamos...

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas Pessoas com formação média e superior por acaso é sinónimo de competencia?????

Anónimo disse...

Um curso na fase já "cinzenta" do ISACE, serve????

Anónimo disse...

Um curso não vale nada, mas que vale alguém sem um curso?


Claro que as Universidades de elite fazem alunos de elite, os institutos da treta fazem elitistas da treta.

Anónimo disse...

Isto tudo para levantar dúvidas sobre quem vai ser "a" mulher da lista de Joaquim Valente?
Pois bem.
Fala-se na médica, na gestora, na outra médica, na mulher do jornalista influente, na mão-direita da mulher que já foi dama de ferro do PSD, na gerente bancária, na professora de economia...
Cá para mim, fala-se e todas foram mesmo convidadas, ou com se diz agora "sondadas".
Se calhar nenhuma aceitou. Se calhar todas se acham capazes naquilo que são e menos aventureiras naquilo de que não têm a certeza que devem ser.
São mulheres, pensam pelas suas próprias cabeças, formaram o seu próprio percurso profissinal (já de per si muito mais exigente, porque sendo mulheres tiverem que provar a dobrar num meio machista), têm trabalho realizado, competência acima de toda a prova, e certamente qualidades humanas. Isto aplica-se a TODAS as tais de que se fala, estamos de acordo.
Quatro anos na política deixam qualquer pessoa com este perfil "arrumada", principalmente mulher. São quatro anos de paragem, de carreira interrompida, a ver outros ultrapassar pela berma. Quatro anos sujeita à maledicência, à porcaria, ao boato, à misantropia.
Pensemos.
A médica, a gestora, a outra médica, a mulher do jornalista influente, a mão-direita da mulher que já foi dama de ferro do PSD, a gerente bancária, a professora de economia... precisam de passar por isto?
Mesmo a mulher do influente e a mão-direita da dama de ferro, não têm por si próprias competências, qualificações, capacidades e provas dadas?
Têm.
O que há de comum entre todas, independentemente de a função de uma ou outra dar mais nas vistas?
É o low-profile.
Estão lá, sabem trabalhar, algumas até influenciam mais do que se pensa.
Mas não aparecem a não ser para falar daquilo em que trabalham, quando solicitadas a tal.
E de algumas nem o rosto conhecemos.
São assim e assim foi como conseguiram alcançar o topo.
Só que para nenhuma delas o topo é ser "Sra. Vereadora". Estão longe de pensar assim.
A não ser que.
Que Valente os mudasse a todos.
Fizesse escolhas baseadas numa avaliação sincera de competências e numa percepção absoluta da necessidade de romper.
Começar de novo. Reinicializar.
Aí, talvez.
E já nenhuma delas iria "porque tem que ser".
Podiam ir duas e um homem.
Todas e menos homens.
E homens com perfil tão capaz como qualquer delas.
Será????
Não acredito.
Acredito mais que:
Vão os dois que estão.
E como um cai para quarto, a que sobe para terceira nunca poderá ser melhor do que aquele que cai.
Mais.
Provavelmente será indicada pelo futuro quarto para ser fácil de ser mandada por ele.
Ou que lhe seja leal.
Aí depende.
É diferente ser mandada ou ser leal.
Se cair o segundo para quarto, até é possível que a mulher do jornalista influente, a mão-direita da antiga dama de ferro do PSD, uma das médicas ou a professora de economia tenham hipótese. O actual segundo não se importa e dá valor à lealdade.
Se cair o terceiro para quarto, nem pensar em nenhuma delas. Nem pensar em nenhuma outra que tenha carreira e perfil.
Ele preza a obediência, odeia a competência.
Então quem será?
Alguém que já trabalhe na alçada dele, suficientemente manobrável, insuficientemente qualificada, sem carreira e de preferência muito obediente.
Ajuda muito se no dia a dia se comportar como louva-a-Deus do chefe.
Ou dos chefes.
Ou de quem calhar.
E que tenha emprego precário.
Muito fraquinha e igualmente precisada.
Parece-me pois que o Américo Rodrigues tocou num belo ponto.
Não vai ser grande escolha.
Pior que a outra não pode ser?
Até pode.
Ou já sabe quem é?

Anónimo disse...

Portanto, Américo Rodrigues já sabia que a mulher ia ter entrada imediata na política caseira não será senão... o que se pode arranjar????
Ainda acredito que Joaquim Valente o desminta com factos: uma equipa renovada, com pessoas de qualidade e acima de toda a suspeita.
Alguém da alçada do 3 que vai ser 4, diz o último anónimo?
Bem, dentro das possibilidades isso deve explicar a súbita reaproximação ao PS de uma certa albina figura.
Vai escolher dentro do "aparelho"?
Bis-bis asneira!!!!

Anónimo disse...

«a mulher de jornalista influente, a mão-direita da antiga dama de ferro do PSD, uma das médicas ou a professora de economia» seriam candidatas muito fracas. e algumas têm emprego bem precário!
Por isso a aposta será em alguém que tenha capacidade de comunicação. Professor do IPG é um lugar bem precário, regra geral entra-se na profisssão por favor e habilitações já se sabe como se arranjam aqui pelo interior...

Penso que uma licenciatura no ISACE no ISACE não é adequado para nada! Nem mesmo para a política...

Os que Valente escolheu da última vez tinham todos pinta e não estavam longe de ser os «trauliteiros» habituais que os partidos mandam para os «tachos». Os como agora se chama «taxistas» não fazem o género de Valente! A aposta será em gente capaz e com mérito como foi da outra vez.

As senhoras que são citadas aqui nenhuma tem «capacidade política»...


Valente nunca eescolherá uma mulher para a lista porque o «marido faz isto ao aquilo»...


Não deitem areia antes de ser apresentada

Anónimo disse...

A sorte de Valente são coisas como esta:
http://jsdguarda.blogspot.com/2009/08/carrinha-de-campanha-crespo-de-carvalho.html

Anónimo disse...

O anónimo da 1:05 só pode estar a gozar.
A aposta será em gente capaz e com mérito como foi da outra vez??????

Anónimo disse...

Que se saiba nenhuma ds mulheres mencionadas tem qualquer daqueles "cursos" do eixo ISACE-IPG-Univ. Fernando Pessoa.
São todas licenciadas ou com grau superior em universidades mesmo.
Se o estigma é serem casadas, restam duas hipóteses:
- Uma das médicas
- A braço direito da antiga dama do PSD
Isto nivelando pelas melhores expectativas.
Mas se calhar vai nos sair uma pior do que a emenda de 2005

Anónimo disse...

Concordo com Américo Rodrigues, como acontece na maioria das vezes.
Se vai ter que "se arranjar" uma mulher só porque "tem que ser", nenhuma Mulher que se preze aceitará, a menos que seja:
a) burra
b) gananciosa
c) necessitada
d) incompetente
Isto aplica-se ao poder e à oposição.
Note-se que ambos os partidos já tiveram mulheres determinadas à frente: Marília Raimundo, Maria do Carmo Borges e Ana Manso, que, como diz Américo, impuseram-se pelo trabalho e pelo mérito.
Veja-se a maneira como expulsaram Ana Manso, apesar de tudo o/a melhor deputado/a que a Guarda teve nos últimos 10 anos.
Veja-se o nível das escolhas para as listas de deputados, na "quota feminina", pelo PS e pelo PSD para 27 de Setembro.
Acham mesmmo que:
a) os partidos querem mulheres competentes?
b) as mulheres competentes, formadas e independentes estão para aceitar ser "quotas"?
No caso do PS, nem a coordenadora da USF Ribeirinha, nem a directora clínica da ULS, nem a gestora do Provere, nem a coordenadora do CEI, nem a directora da Fundação Augusto Gil, nem a gerente do Caixa, nem a coordenadora do curso de economia estão na "corrida", porque:
a) nunca estiveram
b) não quiseram estar
c) nenhuma é militante do PS

Anónimo disse...

Quem está para enxovalhar o nome na política caseira?
Aqueles que estão nos partidos desde sempre e se envergonham de dar o nome. E alguns taxistas habituais. Alguns Médicos, engenheiros e professores dão o nome porque isso não lhe causa grande afronta na sua vida profissional e até é uma distracção.
A senhora da lista será uma das noras!
A lista de 2005 na minha opinião tinha pessoas muito bem formadas e capazes, exceptuando os que vinham do tempo de Maria Carmo. Todos os outros tinham qualidade. Fui uma lista que trouxe um novo ar à política da Guarda. Vendo a lista do PS e PSD À assembleia da Republica a lista de Valente era um Rolls Royce e a lista do Assis um 2 cavalos velho, podre e sujo.
Não tenho visto nada de jeito dos partidos! Só sai porcaria e no partido de Governo entram sempre os piores os taxistas. Gosto do Valente, não fez muito, mas acho que não foi pela equipa. Gostei mais da equipa candidata à câmara do que da equipa eleita. Os quatro leitos eram menos bons, faltava juventude, sangue novo e saber.
Agora a lista do PSD na Guarda não tem credibilidade nenhuma! Ninguém acredita naquilo.
A solução passa por votar na candidata BOA, mas não boa candidata, agora os seus conhecimentos de política são Zero. Mas uma mulher não vive só de conheciemntos de política.
Mulheres são bem-vindas mesmo que pelas quotas,
Agora as que vêm pelas quotas nunca valem grande coisa
Dito e sabido



Valente deveria substituir o 2º ou o 4º da lista e fazer subir os jovens. (Depois de ver o certificado de habilitaçõees de cada um no PS não se pode confiar nas habilitações uns dos outros)Mas alguns é sabido que são bem formados e com curriculo.

Anónimo disse...

Com a candidata que o CDS tem, quem quer saber das outras?
Ia tendo um acidente de viação em frente ao Hotel de Turismo, quando vi aquela carinha laroca a olhar para mim de um cartaz na fachada.
Mas se a lista do PS vai ser igual à anterior e a mulher for posta restante, já se percebe porque é que o candidato do PSD está tão contente na faixa junto à funerária.
É a alma que lhe renasce!

MLamas disse...

Não percebo os comentários acerca do ISACE... Há por aqui alguém que ainda não percebeu que o ISACE é a melhor instituição de ensino do país para determinadas licenciaturas, para não falar em mestrados.
Lá virão os sabichões dizer que é porque tirei lá o curso que falo assim! Não meus senhores... e disso tenho pena!

Anónimo disse...

«Há por aqui alguém que ainda não percebeu que o ISACE é a melhor instituição de ensino do país para determinadas licenciaturas» rir..rir..rir...

Só se for para as forjadas e compradas?

O ISACE e IPG infelizmente são instituições que não nos merecem grande credibilidade, recebem os piores alunos e entregam os piores ao mercado. Alguém acredita em milagres?

Já para não falar dos professores que são uma anedota! Não lê jornais?

O ISACE chegou a ter professores nas licenciaturas que nem licenciados eram... Percebe?
Quer nomes?

Não vou dizer porque respeito as pessoas, alguns são vereadores na cãmara de trancoso

Anónimo disse...

Concordo que a lista do Valente (no contexto actual) era muito boa exceptuando as quotas feminina e dos jovens. Quanto ao que vinha do tempo da outra senhora acho que esta bem escolher alguém que conhecia a câmara, agora podia ser substituído por outra pessoa da área cultural.
Eu revia-me nas pessoas, gente que não é de cunhas, mas sim de viver da sua profissão, alguns bastantes dinâmicos. Parece-me. Agora a lista do PSD de Deputados e do PS são uma porcaria pegada que deveria merecer a revolta popular.
Li num blogo que no PSD a ideia era dar o 1º lugar a alguém que depois pudesse trocar com o Amaro (mais um pau mandado?) E parece que é isso que vai acontecer, o povo é cada vez mais esperto e comunica mais, as coisas sabem-se...

Concordo que a anterior lista do PS á câmara da Guarda foi a melhor lista de sempre, não tenho qualquer dúvida disso. Claro, não interessava ao poder instalado. Nem a certos comentadores que pretendiam dar o salto. Pois. È vida! Acho que Valente vai ganhar sem oposição, esta lista do PSD não tem qualquer credibilidade (isto dito pelos próprios dirigentes). A maioria dos sociais-democratas não vão votar em Crepo. Se o PSD quer ganhar a câmara que apresente uma lista de jeito, em que as pessoas possam votar, com listas destas só para provocar o riso dos eleitores.

Anónimo disse...

Comparando a lista que o PS apresentou nas eleições anteriores ao executivo e nas anteriores à Assembleia Municipal, penso que está tudo dito. Ao executivo eram uns senhores (comparativamente...)

Na assembleia Municipal o grupo parlamentar do PS era desprovido de capacidade de intervenção, para não dizer inteligência. Nunca se viu nada igual! Um bando de (desculpem a expressão) BURROS! Apenas se safa o Monteirinho que fez uma intervenção durante o mandato. O resto foi uma desgraça! Triste! Miséria intelectual! Basta ouvir alguns deles na Rádio altitude. Nem português sabem! Sinto pena destas pessoas que teimam em apostar numa vida política quando são desprovidos de inteligência, cultura e saber.
Se a lista do PS à Assembleia Municipal da Guarda for a mesma deve merecer o nosso repúdio! Aquele grupo é uma nódoa.
Eu não vota nas mesmas pessoas incompetêntes, básicos e com falta de capacidade política...

No Valente vou pensar! No Crespo NUNCA.

Américo Rodrigues disse...

Ao últrimo anónimo: a generalizacão é injusta e não é sinal de inteligência. Não se pode/não se deve chamar burros a todos. Alguns serão e outros não.